PRODUÇÃO

E já que estamos falando de um PRODUTO, ou PRODUÇÃO, ninguém melhor do que um PRODUTOR MUSICAL para transformar uma idéia em uma canção lapidada, digerível, fiel à proposta, otimizada, pronta para ser consumida e apreciada.
Metrônomo

Muitos músicos atuam nos palcos, mas chega na hora de gravar, quando se depara com um metrônomo acaba ficando preso, e não consegue dar vida a música.
Então vou dar um dica que uso em minhas produções para deixar o músico a vontade, e não ficar preso ao click que alguns músicos não se dão bem com ele.
Altere o Click
Uma das coisas para deixar o músico mais a vontade, é alterando o click, em sua DAW você poderá alterar o click por qualquer outro instrumento percussivo, como por exemplo um Cowbel, isso fica a seu critério.
Groove de bateria
Caso você queira fazer uma guia para gravar bateria, você pode gravar um violão ou teclado, mas antes monte um groove de bateria, não precisa ter viradas e nem mudanças, pode ser um groove reto do inicio ao fim, só faça loops dele. A intenção é fazer com que o músico fique a vontade, tendo impressão que está tocando com uma banda.
Outra coisa que uso muito é loops de percussão, tais como pandeirola, shakers, isso ajuda muito e da mais pegada ao músico. Você poder fazer sampleado mesmo, com diversos vsti´s que tem por ai.
Com esses artefatos, o metrônomo ficará em segundo plano, pois os grooves vão dar mais swing a música.
Minha opinião
Eu gosto de ser amigo dos músicos que gravam comigo, nunca queira colocar seu músico na parede, do tipo jogar um metrônomo e deixar que ele se vire, as vezes apenas uma pandeirola junto, ele já sai gravando, e com isso o trabalho vai render, e a cada dia suas produções irão melhorar.

Comentários

 
▲ Topo